De 18 de março á 02 de junho de 2017 a Fundação Aroeira realizou juntamente
com a SEJA DIGITAL o Maior projeto de Mobilização Social do Brasil com Distribuição gratuita de kit conversores para recepção de sinal de TV Digital.
O Objetivo do projeto básico foi a realização de atividades de consultoria e assessoramento técnico pedagógico por meio de ações de mobilização social/comunitária , para orientar a população de menor renda dos 29 (vinte e nove), municípios do Cluster, sendo: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis , Abadiânia , Alexânia , Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Campo Lindo de Goiás, Goianápolis , Hidrolândia , Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Senador Canedo,
Teresópolis de Goiás, Abadia de Goiás, Brazabrantes, Caturaí, Goianira, Guapó, lnhumas, ltuaçu, Nova Veneza, Santa Barbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás e Trindade a se
prepararem para o desligamento do sinal analógico de TV.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Realizamos buscas ativas planejadas e acompanhamento, buscando adesão das famílias ao programa de migração do sinal analógico para o digital.
Mapeamos, mobilizamos, capacitamos lideranças comunitárias e representantes de instituições que formaram uma rede para a ação com os mobilizadores. A exemplo dos grupos religiosos, os centros de saúde, as escolas, os CRAS e CREAS, as associações de moradores, instituições rurais, os conselhos de direitos, os conselhos tutelares, as cooperativas, os centros de convivência de idosos, as entidades sociais, os Bolsistas do PBU, outros.
O Projeto foi um Sucesso! Contamos com varios Pontos de Aconselhamento Comunitário – CRAS que facilitou o trabalho dos mobilizadores sociais com toda equipe de apoio e abriu espaços sociais nas comunidades que ofereceram o atendimento da população com o foco em:
- Prestar esclarecimento sobre o desligamento ;
- Realizar agendamentos
- Fazer novos cadastros de pessoas com perfil de baixa renda porem não inscritas em programas sociais.
Trabalhamos tambem com locais Locais prioritários para instalação dos pontos de aconselhamento :
- CCI (Centros de Convivência da Pessoa Idosa);
- Instituições de atendimento às pessoas com deficiência;
- Locais que façam um volume considerável de atendimento social a pessoas de baixa renda.
- Com esse trabalho os Públicos alcançados foram : C2, D, E, incluindo idosos e pessoas com deficiência .
Campanha de Porta em Porta com Agentes de Saúde
Consistiu em visitas domiciliares realizadas anteriormente por agentes de saúde com foco em: divulgação da campanha , agendamento , cadastramento e esclarecimento de dúvidas sobre a instalação de antenas e sintonização de canais. | ||
Público Alcançado: Famílias de baixa renda, conforme o roteiro de visitas dos próprios agentes de saúde e alinhados aos territórios prioritários indicados pela Seja Digital. | ||
Municípios atendidos: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis , Abadiânia , Alexânia , Aragoiân ia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis , Caldazinha, Campo Lindo de Goiás, Goianápolis , Hidrolândia, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis , Senador Canedo, Teresópolis de Goiás, Abadia de Goiás, Brazabrantes, Caturaí, Goianira, Guapó, lnhumas, ltuaçu, Nova Veneza, Santa Barbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Trindade. | ||
Parceiros: Secretarias Municipais de Saúde | ||
Equipes | Atividades | |
Logística/POR (Correios) |
• Entrega dos kits Antenas para os agentes de saúde, mediante agendamento. | |
Eventos/comunicação (Seja Digital) |
• Produção do kit capacitação ;
• Produção do kit agente de saúde; • Produção e entrega para as secretarias de saúde, dos certificados . |
|
Mobilização Seja Digital |
• Reunião com as Secretarias Municipais | |
Diálogos e Mutirões Comunitários
Ações de mobilização da população foram realizadas por líderes comunitários para prestarem orientação e realização de agendamentos e cadastramentos em locais de média circulação, como: missas, cultos, encontros religiosos, reuniões/encontros comunitários e eventos em geral.
Enquanto os diálogos eram realizados apenas pelos líderes em situações que ele não necessitaria de apoio, os mutirões eram ações de mobilização realizadas por um grupo de pessoas. Para tanto, as lideranças que também atuaram com a função de mobilizar voluntários para os mutirões. Os mutirões compreenderam ações como: porta a porta em domicílios de bairros de baixa renda, comércios locais e arrastões em eventos.
|
Públicos alcançados: C2, D, E, incluindo idosos e pessoas com deficiência . |
Municípios atendidos: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis , Abadiânia , Alexânia , Aragoiânia, Bela
Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Campo Lindo de Goiás, Goianápolis , Hidrolândia, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás, Abadia de |
Goiás, Brazabrantes , Caturaí, Goianira, Guapó, lnhumas, ltuaçu, Nova Veneza, Santa Barbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Trindade. |