Este trecho ferroviário entre Ouro Verde de Goiás (GO) a Estrela d’Oeste (SP), tem 665,80 km de extensão, e passa por 33 municípios que são diretamente afetados pelas suas obras de implantação nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
E representa um dos sete segmentos projetados e/ou em execução, da ligação entre Barcarena (PA) – Rio Grande (RS), denominada Ferrovia Norte-Sul (FNS).
Nosso trabalho consistiu de um levantamento do Patrimônio Histórico e Arqueológico minucioso ao longo de todo o trecho, resultando em um amplo volume de informações, e na evidenciação de oitenta e nove (89) Sítios Arqueológicos, que foram registrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o órgão responsável.
EXEMPLOS DE SÍTIOS PRÉ – HISTÓRICOS TRABALHADOS
Sítio Arqueológico Brazabrantes I – vista parcial de uma área de decapagem com 40m².
Área de escavação do Sítio Arqueológico Quirinópolis V e Instrumento Lítico do Sítio Arqueológico Quirinópolis VI
Sítio Arqueológico Rio Verde V – Delimitação da área de escavação e coleta de superficie.
EXEMPLOS DE SÍTIOS HISTÓRICOS TRABALHADOS
Sítio Arqueológico Nova Veneza VI – Vista Norte – Delimitação do alicerce – pedras estruturadas na porção Sudoeste e Sudeste
Sítio Arqueológico Histórico Damolândia I – Etapas do resgate Casa A. a) entulho e vegetação; b) limpeza inicial; c) alicerce evidenciado; d) detalhe do alicerce.
Sítio Arqueológico Histórico Damolândia I — Etapas do resgate Casa B –a) delimitação do alicerce; b) detalhe sudoeste do alicerce; c); possível cozinha com vestígio de fogão; d) visão geral do alicerce e trempe em cômodo sem identificação; e) detalhe da ‘lareira’; f) ‘privada’ externa
Sítio Arqueológico Rio Verde III – Escavação na área 1, estrutura das fornalhas – Detalhe da estrutura de fornalhas, após abertura das quadras (nível: 0 – 0.20 m).
Cursos de Educação para o Patrimônio
Foram ministrados cursos de Educação para o Patrimônio para os professores das disciplinas de História e Geografia da rede pública (Escolas Municipais e Estaduais) e também às escolas particulares e suas coordenações, pessoas ligadas aos órgãos públicos voltados principalmente para a educação, cultura e turismo além de escritores(as) e moradores pioneiros que contribuíram com o levantamento histórico, através de seus depoimentos e entrevistas.
De todos os trinta e três (33) municípios, que englobam a área atingida, selecionamos quatro para sediarem o Curso de Educação para o Patrimônio, devido à localização mais central em relação as outras cidades impactados pela obra, as quais tiveram seus representantes transportados para a cidade sede mais próxima. Segue abaixo as suas respectivas sedes:
- Curso realizado em Rio Verde.
- Curso realizado em Nerópolis.
- Curso realizado em Damolândia.
- Curso realizado em Palmeiras.
O curso ofereceu aos participantes um kit pedagógico contendo os seguintes itens:
- Apostila Multidisciplinar de Atividades Pedagógicas, elaborada pela Equipe de História da Fundação Aroeira;
- O livro: Manual de atividades de Educação Patrimonial, autora: Evelina Grunberg;
- O livro: Guia básico de Educação Patrimonial, autoras: Adriane Queiróz Monteiro, Evelina Grunberg e Maria de Lourdes Parreiras Horta;
- Uma cartilha com conteúdo referente à Arqueologia elaborada pela Equipe de História da Fundação Aroeira;
- Uma cartilha com conteúdo referente à Educação Patrimonial elaborada pela Equipe de História da Fundação Aroeira;
- Um banner referente à Arqueologia;
- Um banner referente à Educação Patrimonial;
- Um DVD, elaborado pela Equipe de História contratada pela Fundação Aroeira, com todo o conteúdo ministrado no curso, com as leis que fazem referência à preservação e tombamento dos bens, informações sobre o IPHAN, um vasto banco de vídeos que exemplificam bens materiais e imateriais, fotos dos patrimônios das cidades envolvidas no curso entre outros itens de apoio pedagógico.
- Certificado com carga horária de 16 horas.
- Água e lanche da manhã e/ou da tarde nos horários previstos no Plano de Curso.
- Almoço para os participantes que se deslocaram de outras cidades para assistirem ao curso, por conta do Consórcio Aroeira.
- Transporte para buscar e levar os participantes nas cidades vizinhas onde residem.
Participantes de um dos cursos, se conhecendo com a aplicação da primeira dinâmica, logo de manhã.
Debates dos grupos ao final do dia sobre os projetos elaborados pelos próprios participantes para a fixação de conceitos e suas aplicações em sala de aula